A virada do ano traz um momento oportuno para os rituais. Os mais comuns são os banhos energéticos e de limpeza. Os banhos independem de questões religiosas, para a visão que engloba os campos vibracionais e energéticos, o motivo para fazermos os banhos está no campo da energia vital.
Todos os seres possuem uma energia vital, que a medicina chinesa chama de ch’i” ou prana para o yoga. Na acupuntura, por exemplo, o objetivo de inserir agulhas em pontos específicos é trabalhar o fluxo dessa energia que circula pelos canais de energia, chamados de meridianos.
E assim como nós, as plantas também possuem ch’i e ao ingerirmos, inalarmos ou entramos em contato com elas, a fusão de nossos dois ch’i, forma uma outra qualidade de energia.
Mas além desse benefício energético, o fato de nos prepararmos para um ritual de autocuidado, como o dos banhos, nos traz enorme benefício e melhora nosso bem-estar e autoestima.
Além disso, mexer com ervas e estar em contato com o calor do fogo, que possui a rica capacidade de transformação, remete-nos à alquimia e evoca nosso poder pessoal.
Selecionei dois banhos que para mim são os mais indicados para hoje: manjericão e arruda.
A escolha depende da sua virada, se será mais agitada, em meio a muitas pessoas, ou se será mais tranquila e introspectiva.
Escolha suas ervas:
O MANJERICÃO alivia tensões, dissolve e descarrega negatividade e traz proteção. Na virada, esse banho é indicado para quem vai passar tranquilo, pois seus benefícios de aliviar tensões promovem o relaxamento.
Ingredientes:
-1 galho de manjericão
-1 galho alecrim
-1 punhado de louro
ARRUDA – IMAGEM:
A ARRUDA já tem efeito de blindagem e descarrego, ela impede que energias de ambientes muito carregados, como nos casos de festas, cheguem em você. Excelente banho para quem vai passar a virada em ambientes cheios pois impede que as frequências mais baixas, favorecidas pelo uso excessivo de bebidas, cigarro, etc o alcancem.
Pelos efeitos abortivos, não é indicado para as grávidas.
Ingredientes:
-1 galho arruda
-1 punhado de Guiné.
PREPARO:
- 1. Coloque na panela 1l a 2l de água mineral
- 2. Quando alcançar ponto de fervura, desligue o fogo e acrescente as folhas frescas picadas grosseiramente à mão e abafe
- 3. Deixe por uns 30minutos.
- 4. Use quando estiver em uma temperatura agradável para jogar no corpo.
COMO:
Na hora do banho jogue do pescoço para baixo mentalizando toda energia de cura e renovação. Importante não molhar a cabeça com esta água.
Não se enxague, deixando a água quase secar naturalmente em você, apenas batendo uma toalha no corpo. As ervas do chão, recolha e as devolva à natureza, num jardim ou vaso de terra, para que a energia da terra absorva tudo que foi eliminado.