Dia de Reis

Voltar para o arquivo

 

 

 

Finalização Presépio e Desmontagem da Árvore

Na tradição, muitos lares e estabelecimentos desmontam hoje a decoração natalina. Para a visão espiritualista esse significado vai além. Do natal até aqui foram 12 noites especiais onde um portal com o cosmo foi aberto. A Constelação de Áries é o portal por onde o Eu do Cosmos entrou na esfera da existência humana. Na visão antroposófica, as forças de Áries configuraram a cabeça humana, que vence a força da gravidade e possibilita à criança ficar em pé para, finalmente, andar. Para o adulto, isso representa a ampliação dos horizontes humanos.

Segundo Steiner, “todo ser humano traz em seu interior, ao lado do seu ‘homem cotidiano’, ainda um ‘homem superior’. Este homem superior permanece oculto até ser despertado. E somente por ‘si mesmo’ cada um poderá despertar esse homem superior dentro de si. […]”

As Noites Santas até chegarmos no dia de hoje foi uma forma de potencializar as forças para o nosso desenvolvimento pessoal para os doze meses do próximo ano, onde cada noite teve sua correspondência na sequência dos meses. Para quem não fez, pode ainda colocar, para cada mês, sentimentos, intenções e imagens do futuro que deseja. Nesta noite, pense em uma graça que você quer alcançar.

Até o ano de 353,  o dia 25 de dezembro não era a festa de nascimento de Jesus. Até esse ano, o dia 06 de janeiro era o dia do que se tinha como lembrança do batismo no Rio Jordão, o dia da descida de Cristo em Jesus –  simbolizado pela pomba na cabeça de Jesus de Nazaré. Foi no ano seguinte que passou- se a vincular o nascimento de Jesus à data que hoje comemoramos o Natal.

Assim, o dia 06 de janeiro está impresso em nossa alma como um dia importante, mesmo que, culturalmente, hoje estejamos mais ligados ao nascimento de Jesus como dia 25 de dezembro. Por isso, no dia de hoje, de maneira inconsciente, sentimos a ligação com os saberes ocultos.

Da Região de Áries, o Cristo, o próprio Filho de Deus, traz a você liberdade de ser você mesmo!

 

“Com firmeza eu ocupo meu lugar no mundo,

Com certeza eu caminho pela vida,

Com amor no íntimo do meu ser,

Com esperança em tudo que eu faço,

Com confiança no meu pensar,

Forças jorram do meu coração.”

 

 

Referência:

STEINER, Rudolf- Conferências Natalinas- Editora Antropsófica, p.67.

Associação biográfica e Antroposófica

Camila Capel Bio

Camila Capel

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.