Mergulhar nas emoções é a forma essencial de alcançar o autoconhecer

Voltar para o arquivo

Ao inspirar, trazemos o cosmo para dentro de nós. Ao expirar, lançamo-nos nele. Nesse ritmo constante, colhemos o mundo e devolvemos algo nosso em troca.

Esse movimento acontece por meio das relações humanas. É através dessas relações que animamos o corpo e a alma; o Hun, para Medicina Tradicional Chinesa; o sistema límbico para a neurociência; o corpo astral ou anímico para a Antroposofia; Manomaya, Vijñanamaya para a filosofia Advaita Vedanta; o corpo mental e supramental, na Física Quântica… Não importa a nomenclatura. A todo instante captamos o mundo e transformamos em algo individual dentro de nós. 

Atualmente, o mapeamento das estruturas cerebrais realizado pela neurociência nos faz chegar mais perto deste algo intangível, mas que atua de maneira decisiva em nossas vidas: as emoções. É exatamente a capacidade de sentir e dar significado a elas que nos torna humanos. 

Se quisermos nos conhecer verdadeiramente, temos que visitar nossos porões, viajar para dentro de nós, desarmar estes circuitos antigos e colocar novas informações, ou seja, se autoconhecer

Esta viagem começa partindo do mundo externo, por meio da nossa presença nas relações, na convivência com o outro e sentindo nosso corpo físico. Através das sensações somos transportados para este universo interior, sentindo alegria e tristeza, medo e coragem, segurança e rejeição, solidão e acolhimento, angústia e paz, ou seja, sentimos a vida em nós. 

Somente depois de senti-la verdadeiramente e contemplar tudo o que ela contém podemos nos despedir das experiências de sofrimento e tomar uma decisão: escolher a felicidade. Esta escolha exige a auto-observação, o cultivo da introspecção, o silenciamento dos ruídos da mente, abrindo espaços vazios para nos conectarmos apenas ao essencial.

Dentro de mim há um Deus

Há um mundo ao meu redor

Quando Deus fala comigo

Se estou ouvindo o outro

Ao meu Deus ouço melhor”

Rudolf Steiner

 

Camila Capel Bio

Camila Capel

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.