O que são os setênios?

Voltar para o arquivo

Segundo a antroposofia, o desenvolvimento do ser humano pode ser dividido em três períodos de sete anos e que são chamados setênios

O primeiro setênio abrange do nascimento até os sete anos ou a troca dos dentes. Já o segundo setênio corresponde dos 7 aos 14 anos, enquanto o terceiro setênio corresponde dos 14 aos 21 anos, período no qual, o homem atinge o amadurecimento completo. 

Os setênios não dizem respeito somente ao desenvolvimento do ser humano em aspectos físicos, mas também têm profunda relação com o desenvolvimento espiritual do ser humano.

Primeiro setênio

O primeiro setênio dedica todas as suas forças à formação do que chamamos corpo vital ou corpo etérico. Este corpo está relacionado à vitalidade do ser humano, por isso, é um período que aspectos do organismo são moldados, ajudando na formação e fortalecimento do corpo físico. 

Segundo setênio

No segundo setênio, as forças formativas estão a serviço do desenvolvimento do corpo astral, também chamado corpo anímico, ou seja, que “anima” o corpo. Nesse período encontram-se os aspectos relacionados às impressões que o mundo nos causa e como nos relacionamos com ele e com o outro. Em resumo: diz respeito ao conteúdo da alma

Terceiro setênio

No terceiro setênio, o ser humano está completamente envolvido no desenvolvimento de seu eu, ou seja, na sua individualidade enquanto ser humano.

 

Ao compreender esse processo de desenvolvimento do ser humano percebemos que educar uma criança não envolve apenas o que fazemos por ela em determinada faixa etária, uma vez que o ser humano completo surge aos 21 anos.

Portanto, como em todo processo, cada uma das etapas é responsável pelo desenvolvimento de um aspecto que culmina no ser humano integral. Assim, o que fazemos com as crianças em cada fase influencia toda sua vida. 

Segundo Rudolf Steiner, as fases da vida estão interligadas, portanto, é fundamental considerar todo o percurso da vida humana na prática da educação e do ensino. Sendo assim, é imprescindível entender de forma menos abstrata a relação almacorpo e espírito, encontrando os pontos de intersecção entre os processos destes dois universos.

O primeiro setênio inaugura a vida de um ser humano e nós, que temos o privilégio de passar pela vida de seres humanos nesta fase, podemos fazer deste breve período algo realmente transformador. Não vemos os resultados dos nossos feitos, mas sabemos que nossa atitude contribuirá para uma mudança na orientação da humanidade. 

Por isso, cada setênio junto dos nossos filhos são oportunidades preciosas de fortalecermos camadas que compõem um ser completo. Cada etapa desenvolvida de forma adequada,  gera um solo seguro para o desenvolvimento saudável do próximo. 

Camila Capel Bio

Camila Capel

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.