Camila Capel

MINHA JORNADA

Facilitadora de  processos de desenvolvimento; Meditação e Mediação das relações humanas- entre adultos ou entre a criança e o adulto- através da educação parental. É idealizadora da Parentalidade Essencial e autora dos livros “A Mala do Opa”(infanto-juvenil) e do livro “Vamos falar sobre a vida? Desconstruindo tudo que você aprendeu até hoje sobre morte” (adulto); ambos abordando o tema do luto através da Inteligência Espiritual e educação parental. Ancora seu trabalho no rastreamento de crenças limitantes a partir da biografia do indivíduo ao longo de seus setênios. Acredita que o desenvolvimento só acontece quando há integração de um tripé – pensar, sentir e ação – para isso, é preciso inserir o corpo e suas emoções  na experiência transformativa. Seu solo seguro vem das Constelações Sistêmicas familiares, Antroposofia e Medicina Tradicional Chinesa. Mas principalmente, vem da sensibilidade, que a acompanha desde muito nova, e que aprendeu a direcionar para usá-la como uma Inteligência do Coração. Com sede de aprender, foi autodidata em temas que a apaixonam e apenas há pouco tempo, decidiu começar sua preparação acadêmica; desde muito jovem estava dedicada exclusivamente a um grande projeto: sua família. Curiosamente, considera que o tempo “perdido” trouxe sua maior experiência profissional e aumentou sua sensibilidade para ajudar pessoas em seus processos.

“No limite, sou apenas uma mãe, como tantas, exercendo seu sacro-ofício–  o ofício sagrado- de educar a partir do amor e da Inteligência do coração e aprendendo mais sobre mim mesma nessa grande experiência.” 

Camila Capel

Idealizadora

Por sua diversidade de interesses, começou a construir pontes entre os distintos universos nos quais transita: ciência, espiritualidade e os milenares Hinduísmo e Medicina Tradicional Chinesa. Dessa construção, nasceu o modelo de educação parental que chamou de  Parentalidade Essencial, uma visão que contempla o desenvolvimento físico, emocional e espiritual da criança e busca mediar a relação entre qualquer pai/mãe e seu filho e qualquer filho e seu próprio pai/mãe. Entende que antes de sermos pais/mães, somos filhos de alguém e é ali que devemos buscar as chaves para acessar a relação atual. E por entender a relação mãe e filho como a relação afetiva primordial, inseriu este conceito dentro da AutoconhecerMedicina do Estilo de Vida, um universo que inspira hábitos e maneiras de viver e se relacionar com mais consciência e, consequentemente, com mais saúde emocional, mental e física. Como escritora, entende que sua tarefa é extrair o essencial dos saberes para inspirar um estilo de vida que integre corpo, alma e espiritualidade no dia a dia.

Certificada em Parentalidade Positiva e Inteligência Emocional e Social (Escola da Parentalidade e Educação Positivas- Portugal), formada em Hatha e Vinyasa Yoga (Yoga Flow e Yoga Alliance), fundamentos da Pedagogia Waldorf (Faculdade Rudolf Steiner). Formação complementar em Lifestyle Medicine e Mindfulness and Compassion (Harvard Medical School), Meditação Ch’an (Escola Ch’an Tao- AMC e SOBRACOH), Dietoterapia Chinesa (Faculdade Ebramec), Practitioner em programação neurolinguística (SBPNL) e Psych-k (Fort Lauderdale-US). Mais recentemente, especializou-se em técnicas de comunicação e Mediação de conflitos e finaliza sua certificação em Psicopedagogia. Também está mergulhada de cabeça em um sonho antigo, participar da formação de líderes de Comunidades Parentais (COPA). Aliás, agora pretende não parar mais, essa é sua maneira de se manter sempre jovem. Mas no limite, considera-se apenas uma mãe, como tantas, exercendo seu  sacro-ofício– o ofício sagrado – de educar a partir do amor e da Inteligência do coração e aprendendo mais sobre si mesma nessa grande experiência. 

Curriculum vitae  Camila Capel (e que você não encontra no LinkedIn)

Empreendedora (da própria vida)
Empresária (do lar)
Gerente (dos ritmos da casa)
Sócia (na educação dos filhos)
Mulher (da relação)
Estudante (eterna)
Aluna (de todas as pessoas com as quais se relaciona, pessoal ou profissionalmente)
Servidora pública (da sociedade)
Funcionária pública (do planeta)
Cidadã (de dois mundos: terreno e espiritual)
Dona (do próprio corpo e das experiências que ele lhe proporciona)
Discípulo (de Cristo)