Camila Capel
MINHA JORNADA
Facilitadora de processos de desenvolvimento; Meditação e Mediação das relações humanas- entre adultos ou entre a criança e o adulto- através da educação parental. É idealizadora da Parentalidade Essencial e autora dos livros “A Mala do Opa”(infanto-juvenil) e do livro “Vamos falar sobre a vida? Desconstruindo tudo que você aprendeu até hoje sobre morte” (adulto); ambos abordando o tema do luto através da Inteligência Espiritual e educação parental. Ancora seu trabalho no rastreamento de crenças limitantes a partir da biografia do indivíduo ao longo de seus setênios. Acredita que o desenvolvimento só acontece quando há integração de um tripé – pensar, sentir e ação – para isso, é preciso inserir o corpo e suas emoções na experiência transformativa. Seu solo seguro vem das Constelações Sistêmicas familiares, Antroposofia e Medicina Tradicional Chinesa. Mas principalmente, vem da sensibilidade, que a acompanha desde muito nova, e que aprendeu a direcionar para usá-la como uma Inteligência do Coração. Com sede de aprender, foi autodidata em temas que a apaixonam e apenas há pouco tempo, decidiu começar sua preparação acadêmica; desde muito jovem estava dedicada exclusivamente a um grande projeto: sua família. Curiosamente, considera que o tempo “perdido” trouxe sua maior experiência profissional e aumentou sua sensibilidade para ajudar pessoas em seus processos.
“No limite, sou apenas uma mãe, como tantas, exercendo seu sacro-ofício– o ofício sagrado- de educar a partir do amor e da Inteligência do coração e aprendendo mais sobre mim mesma nessa grande experiência.”
Camila Capel
Idealizadora
Por sua diversidade de interesses, começou a construir pontes entre os distintos universos nos quais transita: ciência, espiritualidade e os milenares Hinduísmo e Medicina Tradicional Chinesa. Dessa construção, nasceu o modelo de educação parental que chamou de Parentalidade Essencial, uma visão que contempla o desenvolvimento físico, emocional e espiritual da criança e busca mediar a relação entre qualquer pai/mãe e seu filho e qualquer filho e seu próprio pai/mãe. Entende que antes de sermos pais/mães, somos filhos de alguém e é ali que devemos buscar as chaves para acessar a relação atual. E por entender a relação mãe e filho como a relação afetiva primordial, inseriu este conceito dentro da Autoconhecer– Medicina do Estilo de Vida, um universo que inspira hábitos e maneiras de viver e se relacionar com mais consciência e, consequentemente, com mais saúde emocional, mental e física. Como escritora, entende que sua tarefa é extrair o essencial dos saberes para inspirar um estilo de vida que integre corpo, alma e espiritualidade no dia a dia.
Certificada em Parentalidade Positiva e Inteligência Emocional e Social (Escola da Parentalidade e Educação Positivas- Portugal), formada em Hatha e Vinyasa Yoga (Yoga Flow e Yoga Alliance), fundamentos da Pedagogia Waldorf (Faculdade Rudolf Steiner). Formação complementar em Lifestyle Medicine e Mindfulness and Compassion (Harvard Medical School), Meditação Ch’an (Escola Ch’an Tao- AMC e SOBRACOH), Dietoterapia Chinesa (Faculdade Ebramec), Practitioner em programação neurolinguística (SBPNL) e Psych-k (Fort Lauderdale-US). Mais recentemente, especializou-se em técnicas de comunicação e Mediação de conflitos e finaliza sua certificação em Psicopedagogia. Também está mergulhada de cabeça em um sonho antigo, participar da formação de líderes de Comunidades Parentais (COPA). Aliás, agora pretende não parar mais, essa é sua maneira de se manter sempre jovem. Mas no limite, considera-se apenas uma mãe, como tantas, exercendo seu sacro-ofício– o ofício sagrado – de educar a partir do amor e da Inteligência do coração e aprendendo mais sobre si mesma nessa grande experiência.
Curriculum vitae Camila Capel (e que você não encontra no LinkedIn)