Espero encontrar você já diferente do que quando iniciou esse caminho – afinal, a vida é um convite diário à transformação! Quem se entrega a ela sem medo, corre o risco de se tornar cada vez melhor. Neste momento do livro, estamos falando sobre a autoeducação, uma construção profunda do conhecimento sobre você.
A vontade da qual falamos no passo anterior era sobre ação, e aqui a ação é a de autoeducação, ou seja, educar a si mesmo. Quando fazemos isso, nos tornamos exemplos dignos de imitação onde a criança pode se espelhar. Segundo Rudolf Steiner, os pais apenas fornecem solo adequado para a educação, porque a criança possui todas as potências latentes para educar-se a partir de si mesma.
E para não perder o hábito, vamos começar observando a metáfora anterior?
Escolha um local adequado e vamos em frente!
“… somente quando as crianças tiverem sua infância respeitada e, vivida em ambiente amoroso, teremos de fato uma transformação da humanidade … “
Talvez o que você tenha lido te leve a um lugar já conhecido dentro de você, ou tenha contribuído para ganhar mais pontos de vista. Ainda, após tantas práticas e leituras, mais dúvidas e medos podem aflorar e isso é ótimo! Significa que estamos movimentando coisas em nós. Autoconhecimento não significa que teremos mais respostas e, sim, que estamos conhecendo mais a nós mesmos. E, nessa “autorrelação” descobrir facetas que antes estavam escondidinhas.
Tudo bem se este for o seu caso. Entramos juntos nessa jornada, e estou aqui para darmos continuidade. O processo de conhecimento baseia-se na experiência, portanto, algo individual. Não importa.
Se você chegou até aqui, é possível que tenha despertado curiosidade em saber um pouco mais sobre o tema da infância, seu desenvolvimento no nível físico, emocional e espiritual.
Prática meditativa
Vamos dar um mergulho ainda mais profundo nas nossas questões de parentalidade e olhar a relação sob diferentes pontos de vista?
Passo 5: Mergulhando fundo no papel de parentalidade através da Parentalidade Essencial
F
Faça sua metáfora:
Sim, mesmo depois de uma aula, elas estão aqui! Após uma vivência puramente mental, é fundamental expressarmos essa experiência em imagens ou palavras livres, que sejam sinceramente do coração. Mãos à obra!
Recado para a próxima sessão
A autoeducação é um caminho individual e cada um estará em uma parte da estrada.
Acolha seu momento e não tente estar em uma posição diferente da que você está. Apenas observe seu momento, aceite-o e olhe para onde você quer ir. O resto virá no tempo correto. Talvez, tenham surgido muitas informações novas ou que são muito diferentes das suas crenças de uma vida inteira. Se você está questionando, parabéns! Deixe isso reverberar em sua vida algum tempo antes de seguirmos, certo?
Te espero quando for o momento!