Multiplicadora do Achtsamkeit

Considero trabalho tudo aquilo que colocamos a serviço do mundo, de maneira remunerada ou não. Acredito que o dinheiro seja uma das formas de remuneração, mas não a única. Penso que podemos levar conceitos construtivos onde passamos e podemos usar nossa vida como inspiração. Nesse momento, descobri a palavra Achtsamkeit, que traduz um pouco desse meu universo. omo a maioria das palavras em alemão, ela abrange muito mais que uma tradução direta, refere-se a um conceito.


Nos últimos tempos a palavra Achtsamkeit tem ganhado um novo significado, que nasce de uma trend nos países europeus, onde a geração mais jovem cada vez mais percebe que investir toda a sua energia e tempo na carreira pode trazer uma conta cara, na qual as desvantagens para a saúde corporal e mental podem ser maiores que as vantagens financeiras e de posição social.

Achtsamkeit, pode ser entendido como estar atento ou como um comportamento de prestar atenção.
Uma atitude interna de prontidão para perceber tudo aquilo com o que se depara. É uma percepção diferenciada do estado de consciência. É o cuidado das próprias necessidades e, consequentemente, das necessidades do outro.
Neste sentido, Achtsamkeit pode ter o sentido mais amplo, de olhar e cuidar de si mesmo, investir tempo, dinheiro e energia para se conectar e buscar seu autoconhecimento. Tudo isso pode contar com ajuda de terapias, práticas de autoconhecimento, yoga, meditação, mindfulness… todas estas são práticas que auxiliam no caminho. Mas o essencial reside em querer se conhecer e, consequentemente, ouvir suas necessidades.
Aqui mora a chave que abre a porta para um mundo de descobertas, descobrir a si mesmo.
Somente nesse espaço pode acontecer o auto comprometimento capaz de acionar a disciplina necessária para se desenvolver.
Achtsamkeit/8samkeitt, na tradução literal significa atenção plena, uma das premissas da meditação e mindfulness and compassion.
Portanto, multiplico a ideia de estar em estado de presença àquilo que simplesmente é, de momento a momento; sem a tristeza que nos desloca para o passado, nem para a ansiedade que nos coloca no futuro. Incentivo à suspender, temporariamente, nossos estados mentais que, constantemente, levam- nos à interpretações, juízo de valor, opiniões e imagens conceituais. A prática constante de levar a mente a este estado gera compreensão e equilíbrio para início do caminho que os budistas chamam de caminho óctuplo.
Achtsamkeit/8samkeit é um novo olhar para a vida; uma nova maneira de vivenciar todas as experiências que a vida nos apresenta. É observar o fenômeno e apreender o essencial.
Isso só acontece ao nos desprendermos do julgamento de bom ou ruim, bem ou mal, no limite, tudo é apenas mais uma experiência, como outra qualquer.
O desafio não é lidar com a experiência em si, mas sim, com o que faremos com ela dentro de nós. O sofrimento existe, mas a continuidade dele depende do nosso olhar.