Projeto Opaoma

Conheça o projeto

O Projeto OPAOMA é uma organização sem fins lucrativos que tem como objetivo limpar praias e oceanos a fim de preservar a vida marinha e proteger o futuro do planeta. O que move esta ação é a vontade de promover a transformação no comportamento e na forma de preservar a natureza.

A proposta é executada por meio ações diretas na limpeza diária de praias de Angra dos Reis, bem como incentivando a educação das futuras gerações.
Para nós, esta é a única forma de desenvolver a consciência e a reintegração do ser humano à sua verdadeira natureza.

A iniciativa é um sonho de Cristian Baumgart. Empresário apaixonado pela natureza e pelo universo do rally, sua história está ligada ao mar – em especial à região de Angra dos Reis. Cristian uniu suas paixões e senso de urgência para iniciar uma transformação na escala ao seu alcance.

O nome do Projeto foi idealizado por sua esposa, a terapeuta sistêmica Camila Capel. Em alemão, OPA significa avô, e OMA, avó. O nome já estava presente no livro “A Mala do Opa”, que Camila escrevia secretamente à época. A intenção era presentear Cristian e as filhas do casal, Helena e Antonela, com uma lembrança poética de um momento difícil na vida da família, quando Cristian e Helena presenciaram a morte do Opa em Angra dos Reis, durante as férias de verão.

Assim, o Projeto OPAOMA nasceu com a força das histórias da infância, como a educação que Cristian recebeu de seu pai, um homem cuja biografia sempre esteve conectada ao mar, bem como de sua mãe, uma mulher à frente de seu tempo.

Antes de iniciar um projeto, a Oma costumava dizer: “Klein anfangen”(“Comece pequeno”, em tradução livre). E, assim, foi dado o primeiro passo. 

No dia 23 de janeiro de 2022, data do aniversário de 4 anos da passagem do Opa, a primeira embarcação saiu para o mar e, em pouco mais de seis meses de projeto, deu grandes passos  ao recolher mais de 1,9 tonelada de lixo, transformando a paisagem do litoral brasileiro.

O Projeto OPAOMA é um exemplo de como transformar dor e saudade em força para as próximas gerações. Afinal, simplicidade, responsabilidade e amor pela natureza estão no sangue. “Precisamos pôr a mão na massa e dar o exemplo pela atitude. Dessa forma, educamos a sociedade e inspiramos crianças e outras pessoas a abraçarem esta causa”.

O Projeto OPAOMA é uma das principais iniciativas do Instituto NEUEN, que tem como objetivo trazer um novo olhar para o planeta e para o desenvolvimento humano. Tudo isso é desenvolvido por meio de ações ambientais, sociais e educacionais.

Idealizadora e no comando do Instituto, Camila Capel integra de forma sistêmica todos os projetos e traz uma abordagem centrada no desenvolvimento da autoconsciência como elemento principal para a mudança coletiva.