Lifestyle Medicine, medicina do estilo de vida. Trata-se da ciência e a aplicação de estilos de vida saudáveis como intervenções para a prevenção e tratamento de doenças relacionadas ao estilo de vida, como doenças cardíacas, diabetes, derrame, obesidade, algumas condições neurológicas e alguns tipos de câncer.
É durante os primeiros anos de vida que moldamos o organismo sobre como ele vai operar na vida adulta e consequentemente atuar em nossa saúde física e mental. Por isso, devemos prestar especial atenção ao ritmo de vida das fases do desenvolvimento infantil. Um ritmo salutar deve incluir alimentação, sono, estímulo do tato e oportunizar, prioritariamente, oportunidades de brincar livre e exercitar o movimento. Tudo isso gera impressões na fisiologia e ordena um ritmo próprio do organismo operar, ou seja, ela ensina ao corpo como vai usar seu combustível durante a vida. Na vida adulta, o que fazemos é administrar os gastos de nossa vitalidade, aliados aos fatores externos, oriundos do exposme, conceito usado para descrever as exposições ambientais que um indivíduo encontra ao longo da vida e como essas exposições afetam a biologia e a saúde. Abrange fatores externos e internos, incluindo fatores químicos, físicos, biológicos e sociais que podem influenciar a saúde humana.
A medicina chinesa chama essa energia de vida de Ch’i pré natal, uma poupança energética que herdamos de pai e mãe na concepção e que nos garantem nossos anos de vida. O simples fato de estarmos vivos consome essa reserva. Mas, para os orientais, podemos nos reabastecer dela com energia pós natal por meio da alimentação, do ar que respiramos e das conexões cerebrais geradas pelas nossas ações plenas de consciência.
Isso já era a base da minha visão profissional e também pessoal, mas foi somente em 2020, durante um aperfeiçoamento em Lifestyle Medicine, Medicina do estilo de vida, nas áreas de Mindfulness and Compassion e Cognitive Behavioral Therapy (CBT) que meu olhar se ampliou. Fui estudar as bases científicas para algo que já carregava como intuição e conhecimento tradicional. Essas formações inspiraram-me a criar a “Autoconhecer”, Medicina do estilo de vida, universo que incentiva pequenas mudanças no estilo de vida como forma de saúde integral, ou seja, saúde emocional, mental e física.
No entanto, ainda não estava satisfeita, os estudos norte-americanos exploravam emoções e ameaçavam adentrar em terrenos espirituais, porém não faziam a conexão total com a minha visão holística, que não enxergava uma dualidade existente entre material e espiritual. Assim, me apropriei dos conceitos e ferramentas de Harvard, incorporei as que já possuía, principalmente as recebidas no Coaching Holístico, fundamentado na Medicina Tradicional Chinesa e neurociência; Programação Neurolinguística e também trouxe elementos da espiritualidade para gerar uma visão de saúde integral humana. Esse pensamento tornou-se um instrumento de trabalho e de avaliação sobre como o indivíduo se enxerga em sua vida pessoal e profissional. É uma maneira de ver como ele cuida de sua saúde (físicas e mentais), considerando seu contexto de vida e seu ambiente. Isto inclui sua relação com a natureza e com o planeta e até sua relação com o Cosmo, seu elemento espiritual. Eu o batizei de Mapa da Saúde Integral e acredito que esse mapa traz uma visão bastante ampliada sobre a saúde e coloca o indivíduo em estado de consciência sobre sua posição atual, assim como instiga perguntas e gera reflexões sobre qual estado deseja alcançar.
Sobre a Medicina do Estilo de vida
O Institute of Lifestyle Medicine é uma organização educacional, de pesquisa e defesa sem fins lucrativos dedicada a reduzir a prevalência de doenças relacionadas ao estilo de vida e mortalidade em nossa sociedade por meio de intervenções dirigidas por médicos com pacientes. A medicina do estilo de vida se baseia em seis pilares:
1.Alimentação integral, com padrão alimentar predominantemente vegetal:
2.Atividade física
3.Sono restaurador
4.Controle do estresse
5.Prevenção de substâncias de risco
6.Conexões sociais positivas
Algumas habilidades ajudam indivíduos a encontrar equilíbrio entre corpo e mente. Principalmente, esta medicina inclui o paciente na coresponsabilidade sobre seus estados de saúde. Algumas habilidades exploradas são: Psicologia do Coaching (Entrevista Motivacional, Coaching de Saúde e Bem-Estar, Abordagem do Coach); preparação de alimentos; alimentação plant based, meditação, resposta de Relaxamento; avaliação e instrução de exercícios; inclui yoga, alimentação consciente, higiene do sono, autocuidado, autoconhecimento, ferramentas de comunicação, afinal, todos estes são caminhos para um estilo de vida saudável.
Sobre a ferramenta
Na ferramenta de trabalho que desenvolvi para meu trabalho, destaco o circle “autocuidado” . Ele entende que o ser humano vive, de maneira subjetiva, permeando oito áreas do círculo da vida. Como uma grande engrenagem, essas áreas se interseccionam o tempo todo; quando uma área está em desequilíbrio, todas as outras são impactadas, e a engrenagem não gira com fluidez. A dinâmica desse círculo em específico, depende exclusivamente de nós, embora seja influenciada por outras pessoas. No entanto, o que importa aqui, é a maneira como o que vem do outro impacta em nós. Esse círculo está relacionado com a nossa individualidade e como nos lidamos com as emoções que nos despertam. É a partir dele que provocamos as mudanças que queremos em nossa vida.
Minha visão de saúde não considera apenas o corpo físico, mas abarca o corpo mental, emocional e espiritual e cosmo. Para obter um pensamento integrado sobre saúde, é preciso entende–la como resultado de uma equação:
O símbolo do infinito, lemniscata ou Acht (oito, em alemão) representa o ser humano, transitando por todas as áreas durante sua existência. Quando o indivíduo toma conta de seu eu, pode estar em consciência em todas as esferas na qual transita. É por isso que para mim o caminho da saúde passa, primeiramente, pelo autoconhecimento.
Comente, queremos ouvir você.
Acreditamos que a troca é fundamental para evolução da nossa consciência.
O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *
Os comentários estão fechados.>