Durante cada setênio vivemos um desafio específico da nossa biografia; quando sabemos a tônica que rege cada fase, podemos atravessá-la de forma a conquistar nosso desenvolvimento físico e espiritual. Aqui, falaremos muito dos setênios, períodos de sete anos que regem a biografia de todo ser humano, trazendo características comuns que marcam o desenvolvimento físico, emocional e espiritual de todos nós.
Na visão da biografia, desenvolvimento espiritual e a expansão da consciência formam uma parábola inversa em relação à parábola ascendente, formada pelo desenvolvimento do corpo físico. Assim, durante seus setênios, o ser humano transita entre dois universos: desenvolvimento físico e desenvolvimento da consciência, onde cuidados das emoções e cultivo de uma mente integrada são chaves para nos conectarmos a esses dois mundos.
Telômeros – A Visão da Ciência
Apesar de a ciência não poder afirmar que o período de sete anos esteja ligado ao envelhecimento, o estudo dos telômeros – estruturas encontradas nas extremidades dos cromossomos, com a função de proteger o material genético e garantir a estabilidade do DNA durante a replicação celular, encurtados a cada divisão celular – mostra que os telômeros sofrem encurtamento natural ao longo do tempo, conforme a replicação das células, e que esse encurtamento está relacionado ao envelhecimento e ao desenvolvimento de doenças relacionadas à idade. No entanto, uma coisa é certa e as pesquisas podem comprovar: um estilo de vida que combata o estresse crônico, uma alimentação adequada e a não exposição a substâncias tóxicas podem retardar o encurtamento dos telômeros.
Os pesquisadores dessa área recomendam uma dieta o mais natural possível (de preferência plant based, como difundido pelo Lifetsyle Medicine), exercícios físicos, vida social, hábitos regulares, evitação de álcool, cigarro e qualquer tipo de droga, são caminhos para manter a saúde dos telômeros e promover um envelhecimento mais saudável.
Estilo de vida e prevenção de doenças
Na visão antroposófica, ao cuidarmos de cada etapa do desenvolvimento humano durante os três primeiros setênios, estamos ajudando esse futuro adulto na prevenção de doenças, consideradas, hoje, como “comuns” em determinadas idades. Defendo a educação como forma de saúde, não apenas emocional, mas também física.
Acredito, verdadeiramente, que podemos fornecer um solo saudável para um amadurecimento e envelhecimento saudáveis. Esse pensamento já se mostra bastante próximo de ser compreendido, à medida que a ciência avança com estudos e com a recente criação da Lifestyle Medicine como uma medicina do futuro. Acredito que ciência e espiritualidade podem e devem se dar as mãos para que conheçamos ainda melhor as relações entre o céu e a terra.
dar as mãos para que conheçamos ainda melhor as relações entre o céu e a terraTerra.
Comente, queremos ouvir você.
Acreditamos que a troca é fundamental para evolução da nossa consciência.
O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *
Os comentários estão fechados.>