Antroposofia ( antropo”, homem / sofo, sábio / ia, qualidade, estado, profissão; assim sofia, sabedoria). Portanto, Antroposofia pode ser entendida como a sabedoria do ser humano. Entendê-la seria demasiada arrogância para alguém tão humano quanto eu, mas usá-la no meu dia a dia tornou-se um estilo de vida, de pensar e de me relacionar com as pessoas e com a natureza.
Não serei a pessoa mais capacitada para falar da complexa teoria e da maravilhosa visão científico-espiritual de Rudolf Steiner, mas posso falar de mim, da minha vida e de como aplico esta ampla visão do ser humano na vida comum, procurando viver em coerência com princípios espirituais e tentando ser humanamente melhor, perfeita dentro da minha imperfeição. Afinal, sou apenas um ser espiritual em mais uma de minhas existências humanas.
A antroposofia entende que o desenvolvimento do ser humano se dá em etapas, divididas em setênios: os três primeiros são cruciais e determinam a maior parte da vida posterior de um indivíduo, e cada setênio vai constituindo sua biografia humana, com seus desafios e tarefas a serem desenvolvidas.
A visão quadrimembrada é um dos pilares que apoiam esta ciência espiritual. De acordo com ela, o ser humano não é formado apenas do seu envoltório material, chamado Corpo Físico, mas também conta com um Corpo Etérico ou também chamado Corpo Vital e também com o Corpo Astral ou Corpo Anímico. E, finalmente, o ser humano possui um eu, sua individualidade, seu elemento espiritual que vive nas suas ações no mundo, no movimento, no seu querer. O eu transcende todas nossas existências no mundo físico e no mundo espiritual.
A teoria conta com uma bibliografia vasta em Português, outras traduzidas apenas para o inglês e muitas em alemão, sua língua original, em que Rudolf Steiner, no século XIX, expôs sua preciosa visão do homem, deixando um material riquíssimo e que, certamente, um dia será compreendido pela consciência humana. Até lá, podemos nos abastecer daquilo que essa consciência, ainda limitada, permite e adaptar a ampla visão do ser humano para nossa época atual.
Minha proposta é refletir sobre algumas ideias de Steiner, aquelas que minha limitada consciência alcança, e tentar fazer sentido delas na nossa vida atual, construindo pontes e trazendo-as para nossa época.
Comente, queremos ouvir você.
Acreditamos que a troca é fundamental para evolução da nossa consciência.
O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *
Os comentários estão fechados.>