Segundo a visão dos temperamentos, os quatro elementos: sólido, líquido, gasoso e estado calórico influenciam a vida anímica, resultando na maneira como cada ser humano reage internamente sob efeito do mesmo estímulo externo. Essa visão dos elementos e dos humores foi herdada de Hipócrates. Mais tarde, Rudolf Steiner construiu uma ponte entre ela e os chamados membros constitutivos da entidade humana (corpo físico, corpo etérico, corpo astral e Eu), unindo a medicina hipocrática grega à medicina e pedagogia modernas. Os temperamentos também contribuem na forma como determinadas vivências, desde a infância, ficam marcadas nas memórias implícitas e na maneira como se reage aos estímulos e à vida.
Segundo a Medicina Chinesa, os temperamentos são como pano de fundo que estão por trás da personalidade, pois esta seria apenas uma forma de o indivíduo se adaptar ao seu meio, adquirindo hábitos, assimilando crenças e valores. Estes vão habituando um traço, que se torna o jeito de ser daquela pessoa, mas não revela o seu real temperamento.
Na visão do coaching holístico, fundamentado na milenar medicina chinesa e na moderna neurociência (ferramenta de autodesenvolvimento desenvolvida por Dr. Jou Eel Jia) os temperamentos estão ligados às nossas emoções primárias. Já as emoções secundárias e terciárias, ou sociais, estão ligadas a nossa personalidade, ao nosso jeito de ser. Este jeito foi criado a partir das necessidades que experienciamos em nosso ambiente de formação. Portanto, as emoções secundárias estão ligadas às nossas crenças e aos nossos valores, e as terciárias, às experiências adquiridas.
Nos primeiros anos de vida, o temperamento não está nitidamente expresso. A Antroposofia divide as crianças pequenas em dois grandes grupos: criança cósmica e criança terrena. É mais tarde que a tônica do temperamento fica mais evidente. Esse olhar é extremamente importante quando falamos em desenvolvimento e educação de crianças e jovens, porque a conduta do educador deve levar em conta esse fator. Mais ainda, a postura que considera fatores da individualidade de uma criança a ajudará a desenvolver seus pontos de maior desafio e a fortalecer suas qualidades morais.
De maneira geral, falamos em:
- Colérico – Madeira – Tipo Bílis amarela
- Melancólico – Metal – Tipo Bílis negra
- Sanguíneo – Fogo – Tipo Sanguíneo
- Fleumático – Terra – Tipo Fleumático
Para medicina chinesa, existem dois tipos: Bílis negra, Metal e Água, totalizando cinco temperamentos. Apesar de um número a mais, é possível tecer relações entre a medicina chinesa e a medicina hipocrática.
Visão da Medicina Tradicional Chinesa
Visão Hipocrática (Antroposofica)
Mas é importante ter em mente que um ser humano é feito de muito mais que seu temperamento, ele também está sob influência de qualidades planetárias, forças zodiacais, ambiente e relações que ele tece nele, a mistura destes elementos manifestará a individualidade de cada um de nós. Mas, principalmente, cada ser humano carrega uma força vital e uma força espiritual, capazes de nos tornar seres únicos.
Comente, queremos ouvir você.
Acreditamos que a troca é fundamental para evolução da nossa consciência.
O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *