Segundo a antiga tradição cristã, o período do Natal até o dia de Reis, bênçãos divinas se derramam sobre nós através dos portais das 12 constelações do Zodíaco, o cinturão de estrelas em volta do espaço sideral no qual existimos.
A vigília é um preparo espiritual para os 12 meses do ano que se inicia. As virtudes recebidas das hierarquias espirituais nesta época, através da meditação, injetam suas forças no nosso desenvolvimento espiritual.
Na noite em que nasceu Jesus, uma estrela se iluminou, este era o sinal há muito esperado pelos Iniciados do Oriente, que durante 12 noites seguintes seguiram o brilho da estrela que os precedia até alcançar a criança que havia sido anunciada como o Messias.
O relato da jornada dos Reis Magos nos remete aos mistérios espirituais da antiguidade, quando aqueles que eram iniciados desenvolviam a visão clarividente. A este antigo estado de consciência clarividente está associado o surgimento da astrologia, sabedoria baseada na analogia entre movimento e posição dos astros com o destino humano. A vigília das Noites Santas nos fazem retomar a jornada dos Reis Magos através da ligação interior com esta sabedoria a respeito das 12 constelações Zodiacais.
E com quem nos encontraremos nestas noites? Rudolf Stiner fala das 9 hierarquias espirituais, que podem ser contempladas como esculturas no portão sul da Catedral de Chartres desde o século XIII. Chartres foi a mais importante catedral gótica da idade média e neste portão, chamado de Portão da Transubstanciação, as hierarquias formam uma escada ascendente que representam o ensino espiritual da Escola de Chartres. O aluno deveria, de degrau em degrau, adquirir consciência destes seres espirituais que representavam diferentes estados de consciência.
Serafins, Querubins ,Tronos, da primeira hierarquia; Kyriotetes, Dynamis e Exusiai, da segunda hierarquia; seguidos de Arqueus, Arcanjos e Anjos, da terceira hierarquia. Estes seres espirituais vêm ao nosso encontro quando nos preparamos para conhecê-los e falarão, primeiramente, à nossa alma, chegando em nós através de pensamentos e sentimentos; e só depois, então, o perceberemos como realidades.
As 12 noites nos ajudam na expansão de consciência para dar nascimento ao ser divino em cada um de nós.
Ref: ANDRADE, Edna www.continuamente.com.br
Comente, queremos ouvir você.
Acreditamos que a troca é fundamental para evolução da nossa consciência.
O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *