Padrão

Dia de São Nicolau de Mira

Tempo de leitura: 2 min

Uma escrita, muitas formas de consumi-la.

Dia de São Nicolau de Mira

Dia 06 é Dia de São Nicolau de Mira; bispo canonizado pela Igreja católica. Nasceu em 280, supostamente na Turquia, de origem muito rica, abriu mão da vida abastada para dedicar- se aos idosos, viúvas e crianças. Faleceu dia 06 de dezembro de 350, foi preso por não negar sua fé em Jesus.

Muito reverenciado na Europa, onde é padroeiro de marinheiros, estudantes, além de casamenteiro e possuir profunda relação com as crianças. Sua história de milagres passa por ressuscitar crianças em Mira e pela atenção especial as crianças carentes. Incentivava bom comportamento e assim, era ele o responsável por trazer presentes na época natalina.

Depois da reforma protestante, a época dos presentes foi mudada para o dia 24 e menino e Jesus ficou associado aos presentes. Mas a imagem do menino jesus não combinava com ameaças de mal comportamento. Assim, uma figura mais brava foi associada à história, para trazer os presentes, e as tradições germânicas associaram a imagem a Nicolau; mas não como santo e sim, como uma  figura “má” que podia até chicotear e sequestrar crianças “mal comportadas”.

Na América, a imagem do Natal era um pouco diferente, foi no século XIX que houve um esforço por poetizar o Natal como algo familiar e São Nicolau foi resgatado.

Em 1821 e 1822 um poema anônimo, e um do escritor protestante norte-americano, Clement Clark Moore, ajudaram a moldar o Papai Noel moderno e associá-lo ao Natal, mais próximo da aparência de um Papai Noel como temos hoje, despojado de quaisquer características religiosas e vestindo as peles usadas pelos personagens germânicos maldosos do passado. Ele presenteava as boas crianças e exibia uma vara de marmelo para que os pais a usassem para direcionar os filhos no caminho da virtude. Mas foi a campanha da Coca- Cola, em 1931, que foi  decisiva para criar imagem do papai noel gordo, roupas vermelhas, cara bondosa e puxado por renas, como  temos hoje em dia. Uma vez estabelecida na América do Norte, ele passou por uma migração reversa para a Europa, substituindo os portadores de presentes assustadores e adotando nomes locais. Alguns países europeus mantêm dia 06 para presentear e incentivam rituais como falo no @parentalidadeessencial

Comente, queremos ouvir você.

Acreditamos que a troca é fundamental para evolução da nossa consciência.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *