Padrão

Ritual – Banhos energéticos

Tempo de leitura: 3 min

Uma escrita, muitas formas de consumi-la.

Ritual – Banhos energéticos

Você sabe como funcionam os banhos energéticos e porque funcionam?

O dia da virada traz um momento oportuno para os rituais de banhos energéticos e de limpeza. Mas para que servem os banhos?

Todos os seres possuem uma energia vital, que chamamos de “ch’i”. Na acupuntura, por exemplo,  as agulhas regulam o fluxo dessa energia que circula pelos meridianos, os canais energéticos.  E, assim como nós, as plantas também possuem seu ch’i; ao ingerirmos, inalarmos e entramos em contato com elas, a fusão de nossos (chi+ chi) formam uma outra energia. 

O estudo da fitoenergética  e fitoterapia se aprofunda nos benefícios de cada erva e sua atuação nos centros de energia e fisiologia do corpo. Isso porque a energia vital de seres humanos, animais, vegetais, minerais vai sendo trocada, através das relações que estabelecemos com eles. Escolher como, e com o que trocamos nossos ch’i é uma escolha para mantermos nossa vida em harmonia e equilíbrio. 

Nesse sentido, os banhos trazem a energia vital das ervas escolhidas e ajudam na purificação, limpeza, e a trazer clareza mental e apaziguar emoções. 

Também, o fato de nos intencionarmos em um ritual de autocuidado, como o de um banho preparado com o intuito de nutrição energética, já tem um enorme benefício para nossa auto estima. 

Além disso, mexer com ervas, manusea- las e o contato com o calor do fogo, que transforma, fazem menção à alquimia, evocando nosso poder pessoal de cura.

Selecionei dois banhos que, para mim, são os mais indicados para a virada, manjericão ou arruda. 

A escolha dependerá do estilo da sua passagem de ano. Se será mais agitada, em meio a muitas pessoas, arruda traz uma blindagem. Se passará de forma mais introspectiva e reservada, o manjericão pode ser interessante. Para ambos, o preparo é o mesmo.

Escolha o seu e boa virada!

Receitas Banhos energéticos

Importante nos rituais é a intenção e mentalização de energias positivas e amor.

Escolha suas ervas:

MANJERIÇÃO

O MANJERICÃO  alivia tensões, dissolve e descarrega negatividade e traz proteção. Na virada, este banho é indicado para quem vai passar tranquilo pois seus benefícios de aliviar tensões promove  o relaxamento.

Ingredientes:

-1 galho  de manjericão

-1 galho alecrim

-1 punhado de louro

ARRUDA

A ARRUDA já tem efeito de blindagem e descarrego, ela impede que energias de ambientes muito carregados, como nos casos de festas, cheguem em você. Excelente banho para quem vai passar a virada em ambientes cheios pois impede que as frequências mais baixas, favorecida pelo uso excessivo de bebidas, cigarro, etc o alcancem.

Pelos efeitos abortivos não é indicado para as grávidas.

Ingredientes:

-1 galho arruda

-1 punhado de Guiné.

PREPARO:

  1. Coloque na panela 1l a 2l de água mineral
  2. Quando alcançar ponto de fervura, desligue o fogo e acrescente as folhas frescas picadas grosseiramente à mão e abafe
  3. Deixe por uns 30minutos. 
  4. Use quando estiver em uma temperatura agradável para jogar no corpo.

COMO:

Na hora do banho jogue do pescoço para baixo mentalizando toda energia de cura e renovação. Importante não molhar a cabeça com esta água.

Não se enxaguar e deixar a água quase secar naturalmente em você, apenas batendo uma toalha no corpo. As ervas do chão recolha e as devolva a natureza, num jardim ou vaso de terra, para que a energia da terra absorva tudo que foi eliminado.

Comente, queremos ouvir você.

Acreditamos que a troca é fundamental para evolução da nossa consciência.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *