Body-Mind Medicine,
Medicina do corpo e alma
Ela é a principal ferramenta da Body-Mind Medicine, a chamada medicina do corpo-mente. Por tudo isso, a meditação é um dos principais pilares da Autoconhecer, Medicina do Estilo de Vida. A partir da Meditação Ch’an e Mindfulness and Compassion*, conduzo meditações que estão disponíveis gratuitamente aqui, nos meu canais do YouTube, Spotify e na minha página do aplicativo InsightTimer® (procure pela professora Camila Capel – Autoconhecer por Camila Capel).
Os benefícios da
meditação
A meditação ajuda a conduzir livremente o fluxo da nossa energia vital– o prana, para os hinduístas ou o ch’i para os chineses. Assim, ela circula através dos canais de meridianos, canais por onde circula energia e os chakras, os centros de energia no nosso corpo sutil. Isso se reflete em:
- Redução do fluxo de pensamentos;
- Aumento do foco, concentração e memória;
- Melhora da autoestima;
- Regulador emocional;
- Sensação de bem-estar mental e físico;
- Cria autocompaixão, aceitação amorosa de si mesmo;
- Libertação do auto julgamento, auto avaliação e consequentemente, melhora da autoestima;
- Mantém a consciência no momento presente, evitando ansiedade e depressão.
Mas a ciência também apoia a meditação, o Massachusetts General Hospital instalou o Benson Henry Institute for Mind Body Medicine, onde realizam a clínica, pesquisa e educam profissionais para o conceito de saúde do corpo e da mente. Ali, estudam meios de combater estresse e aumentar resiliência com foco em práticas corpo e mente como: Meditação, Yoga e Tai Chi.
O que já é possível comprovar nestes estudos sobre benefícios da meditação:
- Diminuição respostas inflamatórias do organismo;
- Aumento sistema imunológico;
- Melhora a sensibilidade à insulina (diabetes);
- Aumento síntese ATP e aumento energia mitocondrial;
- Aumento função cognitiva;
- Agente regulador das emoções;
- Produção de neurotransmissores de bem-estar e alegria.
Além de funcionar como apoio à terapia:
- Efeitos neurobiológicos;
- Ajuda nos transtornos ansiedade;
- Complemento no tratamentos depressão;
- Redução do Stress relacionados a questões de saúde;
- Desacelera o desgaste fisiológico;
- Equilíbrio emocional;
Além de estar ciente dos benefícios físicos e mentais, acrescentei o olhar fenomenológico, Antroposofia e elementos das Constelações Sistêmicas para conduzir exercícios meditativos o que torna a meditação minha principal ferramenta para facilitar processos de autodesenvolvimento.
Como começar a meditar?
Mas apesar de conhecidos, os benefícios da meditação nem sempre são suficientes para fazer com que as pessoas comecem esta prática transformadora. Muita gente tem vontade mas não sabe como começar. Para essas, usaria as palavras da minha mãe no dia em que eu pedi que ela me ensinasse por onde iniciar. Eu vinha adiando a pergunta por um bom tempo – me preparando para uma longa aula, com teoria e elevadas lições espirituais – estávamos nós, na cozinha, entre o fogão e a pia. Foi quando ela, em palavras simples e diretas me disse: “Para meditar você não precisa fazer nada! Apenas seja espectadora de todos os pensamentos, sentimentos e emoções, sem julgar ou entrar neles. Responda a todos respirando. Pronto! Você já estará meditando.”
E me ofereceu uma xícara de café.
O caminho meditativo é como a subida em uma montanha, uma jornada individual. O que faço aqui, talvez, seja apenas te oferecer uma xícara de café e ajudá-lo a chegar à base. A partir dali, você se torna o responsável pela sua escalada.
A Meditação Ch’an
*Concebida pelo Buda Shakyamuni na Índia e levada à China no século VI d.C. pelo monge Bodhidharma, a essência da Meditação Ch’an baseia-se na atentividade e concentração, com objetivo de alcançarmos a sabedoria que reside em nossa essência e passarmos a agir sob sua influência; isso nos liberta da ignorância e do sofrimento. Esses ensinamentos foram transmitidos pelo mestre e médico Dr. Jou Eel Jia.
Ainda, também do budismo, vêem os princípios de Mindfulness and Compassion, Atenção Plena, incorporados a minha prática a partir de especializacões na Harvard Medical School, na área de LifeStyle Medicine.
Já Lien Ch’i, são exercícios de princípios taoístas que promovem o livre fluxo de energia vital, prana/ch’i em nosso corpo. Ajudam na liberação de emoções estagnadas, desbloqueiam músculos, órgãos e tecidos e reequilibram os meridianos, canais por onde circula energia e chakras, centros de energia no nosso corpo sutil.
Veja mais em minha página do InsightTimer
Acesse minhas meditações em formato de vídeo