Padrão

4º semana advento

Tempo de leitura: 2 min

Uma escrita, muitas formas de consumi-la.

4º semana advento

Passamos pelos reinos mineral, vegetal, animal e, na quarta semana do Advento, entram no presépio as figuras humanas, representando este reino. José, Maria e os pastores, adormecidos ao lado dos animais até a noite do dia 24, onde eles acordam para o nascimento de Jesus que, finalmente, chega ao presépio. 

O que a qualidade humana traz em nós?  Os trabalhos manuais, a capacidade do pensar, ações corretas vindas de um pensamento equilibrado. O presépio é apenas um símbolo para que possamos lembrar de nossa constituição tão complexa, que carrega todos reinos em si e, por isso,  foi capaz de organizar a civilização.

Ao celebrar este evento tão rico de uma forma tão singela com as crianças estamos falando de espiritualidade, que reside em seus próprio corpos, portanto muito próxima do que a consciência infantil, ainda adormecida, pode abarcar.

As festas religiosas, embora significativas para adultos, é muito distante das crianças. Por isso, a maneira como os adultos se relacionam a religiosidade, que dará sentido à criança. E, muitas vezes, nós mesmos não temos estas referências vivas em nós para passarmos para eles, tornando- se uma comemoração mecânica, puramente social e comercial. 

Para trazermos a beleza da essência do Natal, símbolo do nascimento do Cristo em nossos corações, precisamos reavivar esta imagem, primeiramente, dentro de nós. 

Fazer estes passos com as crianças, costurar tecidos que adornem, preparar algo com as mãos humanas, coisas simples, mas tipicamente humanas. Esta é a espiritualidade que devemos buscar.

Comente, queremos ouvir você.

Acreditamos que a troca é fundamental para evolução da nossa consciência.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *