ParentalidadeComportamento

17. Por que as crianças amam brincar com as embalagens

Tempo de leitura: 2 min

Uma escrita, muitas formas de consumi-la.

17. Por que as crianças amam brincar com as embalagens

Por Camila Cassia Capel

Todos nós observamos que quando as crianças ganham o brinquedo dos sonhos, gastam nele não mais que 15 minutos; em compensação, ficam maravilhados com a embalagem. Qual o motivo do fascínio das crianças por coisas como essa? Isso faz parte de sua natureza curiosa,  capacidade de fantasiar e criar.

Ao oferecermos brinquedos prontos, o cérebro da criança não precisará exercitar sua própria fantasia para trazer aquele objeto para seu universo interno. Já ao receber uma boneca feita de pedaços de tecidos, ela precisará usar o cérebro, fantasiar e exercitar a imaginação para aproximar os simples pedaços de pano à imagem de um humano, que é seu referencial. Quando ela recebe uma boneca de plástico pronta, apesar de, inicialmente, gostar, logo a esquece, isso acontece porque, ali, ela nada tem a acrescentar dela mesma, além de ter seu senso estético perturbado, dependendo do estilo do brinquedo.  O senso estético se constitui de acordo com o referencial cultural ao qual  a criança é exposta, como a arquitetura de sua cidade, o contato frequente com arte em museus, as histórias que ouve, tudo isso se transforma em bagagem. Apesar disso, vale ressaltar que aquele que não teve essas oportunidades  na infiancia, pode desenvolver seu senso estético mais tarde. 

Na pedagogia Waldorf, as crianças têm à sua disposição pedaços de tecidos naturais, galhos secos, pedaços de madeira, sementes, bonecas de lã sem feições definidas, pedras, cavalinhos e pernas de pau. A preferência por materiais extraídos da natureza se dá porque estes são elementos que fazem parte da própria constituição da criança. Manusear objetos pertencentes aos reinos da natureza (mineral, vegetal, animal) são menos agressivos à sua essência. Tudo isso possibilita a interação das crianças com os objetos de forma que criem e possam colocar um pouco de si no brincar, exercitando seu querer e sua fantasia.

Acesse o conteúdo no Youtube

Acesse o conteúdo no Spotify

Comente, queremos ouvir você.

Acreditamos que a troca é fundamental para evolução da nossa consciência.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *