O que é  Antroposofia?

Voltar para o arquivo

Entender a Antroposofia, também conhecida como a sabedoria do ser humano, seria demasiada arrogância para alguém tão humano quanto eu. Porém, usá-la no meu dia a dia se transformou em um estilo de vida, de pensar e de me relacionar com as pessoas e a natureza.

Não serei a pessoa mais capacitada para falar da complexa teoria e da maravilhosa visão científico-espiritual de Rudolf Steiner, mas posso falar de mim, da minha vida e de como aplico esta ampla visão do ser humano na minha vida; procurando viver em coerência com princípios espirituais e tentando ser humanamente melhor, perfeita dentro da minha imperfeição. Afinal, sou apenas um ser espiritual em mais uma de minhas existências humanas.

A Antroposofia entende que o desenvolvimento do ser humano se dá em etapas, ou seja, divididas em setênios (períodos de sete anos). Os três primeiros setênios são cruciais e determinam a maior parte da vida posterior de cada indivíduo. A cada setênio constituímos nossa biografia, com seus desafios e tarefas a serem desenvolvidas.

A visão quadrimembrada é um dos pilares de apoio desta ciência espiritual. De acordo com ela, o ser humano não é formado apenas por sua membrana material (Corpo Físico), mas também conta com um Corpo Etérico (Corpo Vital) e também com o Corpo Astral (Corpo Anímico). E, finalmente, o ser humano possui um eu, sua individualidade, seu elemento espiritual, que vive nas suas ações no mundo, no movimento, no seu querer. O eu transcende todas nossas existências no mundo físico e espiritual.

A teoria da visão quadrimembrada conta com uma vasta bibliografia em Português. Há também outras traduzidas apenas para o inglês e muitas em alemão, a língua original de Rudolf Steiner, que no século XIX expôs sua preciosa visão do homem, deixando um material riquíssimo. Aliás, certamente, um dia sua visão será compreendida pela consciência humana. Porém, até lá, podemos nos abastecer daquilo que essa consciência limitada nos permite e adaptar a ampla visão do ser humano para nossa época. 

Minha proposta é refletir sobre algumas ideias de Steiner, aquelas que minha limitada consciência alcança, e tentar dar sentido a elas na nossa vida, construindo pontes e as trazendo para nossa época. 

Camila Capel Bio

Camila Capel

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.